sábado, 15 de dezembro de 2012

Plano de Aula


ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS




CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s

NOME DO TUTOR: ROSINETE GONÇALVES LEMOS









PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO/INTERNET- Plano de Aula





Nome do Cursista: Francisca de Sousa Alencar

Trabalho apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para obtenção de nota para o curso Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC, referente à atividade 2.5 do Módulo II.
           










VITORINO FREIRE-MA
2012
UNIDADE INTEGRADA SÃO JOSÉ
DISICIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO CONCEITUAL: Substantivo (próprio e comum) através da leitura e produção textual
SÉRIE: 3º Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 04 aulas
PROFESSORA: Francisca de Sousa Alencar
COMPETÊNCIAS:
·         Identificar e compreender substantivo como palavras que nomeiam todos os seres, ações, ideais, sentimentos, desejos, estado.
HABILIDADES:
·         Saber classificar os substantivos em próprios e comuns;
·         Desenvolver o hábito de leitura através de textos;
·         Produzir textos contendo os dois tipos de substantivos;
·         Despertar a criatividade do aluno através da ilustração de textos realizados no processador de texto e ilustração através do uso do aplicativo Tux Paint.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: (metodologias)
·         Explanação do conteúdo em sala através de aula expositiva;
·         Levar os alunos para a sala de multimídia para assistirem um vídeo contendo uma história contendo várias substantivos próprios e comuns;
·         Solicitar aos alunos que explicitem oralmente o entendimento sobre o vídeo (interpretação);
·         Dividir a turma em grupo (03 membros) e pedir que reescrevam a história que assistiram através do vídeo, identificando os substantivos próprios e comuns;
·         Levar os alunos para o laboratório de informática para utilizarem o computador através do processador de texto para digitarem o texto produzido em grupo;
·         Utilizar o aplicativo TUX PAINT para desenhar personagens da história e depois copiar e colar no texto produzido;
·         Realizar atividades utilizando o site: www. Sol. eti.com. br referente o assunto abordado no laboratório de informática;
·         Classificar os substantivos existentes na produção textual;
·         Imprimir os textos produzidos;
·         Apresentação dos textos produzidos pelos alunos  em sala de aula;
·         Expor os textos produzidos  no mural da escola para a leitura de alunos de outras séries;
RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Livro didático;
·         Quadro de giz, giz;
·         Papel chamex;
·         Impressora, Xerox;
·         Lápis de cor;
·         Computador, internet;
·         Data show, etc.
AVALIAÇÃO: Será realizada através da participação dos alunos nas atividades realizadas.
REFERÊNCIAS
QUEIROZ, Tânia Dias. Como obter sucesso em sala de aula? 1.ed. São Paulo: Rideel, 2002 (série pedagógica)
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
http://www.submarino.com.br/produto/1/70843/marcelo,+marmelo,+martelo
www.sol.eti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário