ESTADO DO
MARANHÃO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s
NOME DO TUTOR:
ROSINETE GONÇALVES LEMOS
PLANEJANDO UMA
ATIVIDADE COM HIPERTEXTO/INTERNET- Plano de Aula
Nome do
Cursista: Francisca de Sousa Alencar
Trabalho
apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para obtenção de nota
para o curso Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC,
referente à atividade 2.5 do Módulo II.
VITORINO FREIRE-MA
2012
UNIDADE INTEGRADA SÃO JOSÉ
DISICIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO CONCEITUAL: Substantivo (próprio e comum) através
da leitura e produção textual
SÉRIE: 3º Ano do Ensino Fundamental
DURAÇÃO: 04 aulas
PROFESSORA: Francisca de Sousa Alencar
COMPETÊNCIAS:
·
Identificar e compreender substantivo como
palavras que nomeiam todos os seres, ações, ideais, sentimentos, desejos, estado.
HABILIDADES:
·
Saber classificar os substantivos em próprios e
comuns;
·
Desenvolver o hábito de leitura através de
textos;
·
Produzir textos contendo os dois tipos de
substantivos;
·
Despertar a criatividade do aluno através da
ilustração de textos realizados no processador de texto e ilustração através do
uso do aplicativo Tux Paint.
SITUAÇÃO DIDÁTICA: (metodologias)
·
Explanação do conteúdo em sala através de aula
expositiva;
·
Levar os alunos para a sala de multimídia para
assistirem um vídeo contendo uma história contendo várias substantivos próprios
e comuns;
·
Solicitar aos alunos que explicitem oralmente o
entendimento sobre o vídeo (interpretação);
·
Dividir a turma em grupo (03 membros) e pedir
que reescrevam a história que assistiram através do vídeo, identificando os
substantivos próprios e comuns;
·
Levar os alunos para o laboratório de
informática para utilizarem o computador através do processador de texto para
digitarem o texto produzido em grupo;
·
Utilizar o aplicativo TUX PAINT para desenhar
personagens da história e depois copiar e colar no texto produzido;
·
Realizar atividades utilizando o site: www. Sol. eti.com. br referente o assunto
abordado no laboratório de informática;
·
Classificar os substantivos existentes na
produção textual;
·
Imprimir os textos produzidos;
·
Apresentação dos textos produzidos pelos
alunos em sala de aula;
·
Expor os textos produzidos no mural da escola para a leitura de alunos
de outras séries;
RECURSOS DIDÁTICOS:
·
Livro didático;
·
Quadro de giz, giz;
·
Papel chamex;
·
Impressora, Xerox;
·
Lápis de cor;
·
Computador, internet;
·
Data show, etc.
AVALIAÇÃO: Será realizada através da participação dos alunos
nas atividades realizadas.
REFERÊNCIAS
QUEIROZ, Tânia Dias. Como obter sucesso em sala de aula?
1.ed. São Paulo: Rideel, 2002 (série pedagógica)
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
http://www.submarino.com.br/produto/1/70843/marcelo,+marmelo,+martelo
www.sol.eti.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário