ESTADO DO
MARANHÃO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA
ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
CURSO:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’s
NOME DO TUTOR: ROSINETE
GONÇALVES LEMOS
CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS
Nome do cursista: Francisca de Sousa Alencar
Trabalho
apresentado à Supervisão de Tecnologias Educacionais, para obtenção de nota
para o curso Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC,
referente à atividade 3.3 do Módulo III.
.
VITORINO
FREIRE-MA
2012
PROJETO CRIAÇÃO
DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DISCIPLINA:
Artes, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências.
PROJETO CRIAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
CONTEÚDO: Produção
textual, Leitura e interpretação.
NÍVEL DE ENSINO: 5º ano
do Ensino fundamental
PROFESSORA: Francisca de
Sousa Alencar
DURAÇÃO: 30 dias
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa desenvolver as habilidades
de leitura e compreensão de textos, além de alfabetização visual dos alunos.
Também despertar e desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos,
bem como integrar o uso da tecnologia na produção das atividades, neste caso o
computador. Devido os textos das Revistas em quadrinhos serem curtos e
divertidos vão propiciarem uma maior assimilação da leitura e maior facilidade
na escrita.
OBJETIVOS:
· Incentivar e estimular o gosto pela
leitura;
· Superar as dificuldades de escrita e
interpretação textual;
· Estudar o gênero textual: historia em
quadrinhos;
· Conhecer e discutir os recursos
utilizados para a elaboração da revista em quadrinhos;
· Aprender a utilizar os aplicativos do
computador: processador de textos; TUX PAINT, internet e outros para a
elaboração da HQ.
· Conhecer como é construída e planejada
uma história em quadrinhos;
· Criar e pintar personagens para produção
textual;
· Construir uma história em quadrinhos a
partir das explicações adquiridas;
METODOLOGIA:
· Explanar o assunto de forma expositiva
em sala de aula (sobreo que são HQs, um pouco da história e autores mais
conhecidos);
· Distribuir várias revistas em
quadrinhos para os alunos observarem, lerem e perceberam como são elaboradas;
· Roda de conversa para discursão sobre
as HQs;
· Levar os alunos para o laboratório de informática
da escola para assistir um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=WKMICIPDKYE,
que mostra o passo a passo de como construir uma revista em quadrinhos;
· Reflexão pelos alunos referente ao
vídeo;
· Dividir os alunos em equipe e colocá-los
para pesquisaremem sites de buscas textos referente a importância e composição
das HQs;
· Pesquisas extraclasses de tirinhas em
revistas, livros, jornais, na internet para leitura e interpretação;
· Produção de tirinhas rápidas e individualmente;
· Formação de equipes para produção
darevista em quadrinhos;
· Planejamento e organização de
atividades nas equipes para a construção da História em quadrinhos (tema,
personagens, linguagem verbal e não verbal etc.);
· Produção das HQs (trabalho iniciado em sala
de aula, com complementação extraclasse);
· Revisão das histórias ( textos e
imagens, coletivamente na equipe com a intervenção do professor);
· Montagem das Revistinhas em Quadrinhos
produzidas pelas equipes de trabalho;
· Exposição das revistinhas em um canto
do pátio da escola para leitura dos outros alunos que fazem parte da escola.
AVALIAÇÃO: Será feita
através de observação sistemática e direta do aluno, agindo como mediador de suas
conquistas, considerando a diversidade de interesse e possibilidade de
exploração do mundo pelo aluno. Também pela participação de todos durante a
realização das tarefas solicitadas.
RECURSOS UTILIZADOS:
· Computador;
· Internet através de sites de buscas;
· Livro e revistas;
· Caderno, lápis de cores, tinta
aguache;
· Papel chamex;
· Lápis preto; etc.
· Histórias em quadrinhos;
· Recorte e colagem;
· Vídeos;
· Data Show;
· Xerox;
· Material de encadernação
REFERENCIAS
www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=2g2eHsA-Y_4
http://www.monica.com.br/cgi-
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos.html
http://www.analuizakoehler.com/blog/index.
Php/2011/05/como-fazer-um-projeto-de-historia-em-quadrinhos/
http://lidimariano79.blogspot.com.br/2010/05/projeto-interdisciplinar-portugues.html
http://projetoslinguagemeafins.blogspot.com.br/2012/06/projetohistorias-em-quadrinhos.html
https://www.youtube.com/watch?v=Wkmicipdkyehttp://eefijoaquimpimenta.
blogspot.com. br/2011/05/projetos-historias-em-quadrinhos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário